domingo, 28 de Abril de 2024  10:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-08-2011

Alunas da UA distinguidas no Simpósio Europeu de Lagoas Costeiras.


Cátia Macaringue e Ana Raquel Costa, alunas do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, receberam o prémio para melhor ...

Cátia Macaringue e Ana Raquel Costa, alunas do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, receberam o prémio para melhor poster apresentado por estudantes, oferecido pela Federação Euro-Mediterrânica de Lagoas Costeiras (Euro-MedLag), no 5º Simpósio Europeu de Lagoas Costeiras que decorreu na UA, recentemente.

Os pósteres foram desenvolvidos no âmbito das teses de Mestrado em Biologia Aplicada, ramo de Biologia Marinha, das alunas da UA. O trabalho de investigação de Catia Macaringue abrangeu um conjunto de estudos sobre os peixes da Ria de Aveiro que vem sendo desenvolvido, desde há décadas, no Laboratório de Ictiologia, Pescas e Aquicultura (LIPA), do Departamento de Biologia. “Partindo dos dados históricos sobre a diversidade íctica da ria, existentes no LIPA, estabeleceu-se uma comparação entre a informação sobre toda a extensão lagunar e o canal de Mira, um ramo lagunar com estrutura estuarina típica», explica a aluna.

Ao longo deste estudo verificou-se que “o canal reflete bem a diversidade de espécies e o comportamento ecotrófico verificados em toda a extensão lagunar. Esta região, pode constituir, assim, neste âmbito de estudos, um modelo para a investigação geral da Ria de Aveiro”.

A mestranda Ana Raquel Costa, ao desenvolver o seu trabalho de investigação, teve como objetivo fundamental saber se a cultura de ostras, tal como é realizada na ria, promovia enriquecimento orgânico do sedimento e, em caso afirmativo, quais os efeitos sobre a diversidade de invertebrados que habitam os sedimentos sob as mesas onde são cultivadas as ostras. “O estudo mostrou que de facto existe um enriquecimento orgânico do sedimento nas áreas com ostras, comparativamente a áreas sem ostras, bem como alteração das comunidades de invertebrados, em particular com diminuição da riqueza específica e da abundância”.

Para as distinguidas, este prémio é, acima de tudo, o reconhecimento do esforço e dedicação ao longo deste processo. A opinião das alunas relativa ao futuro é consensual: pretendem continuar a investigar e explorar a Ria de Aveiro.

Organizado por elementos do Departamento de Biologia e CESAM, o 5º Simpósio Europeu de Lagoas Costeiras decorreu na UA, recentemente, e recebeu cerca de 150 participantes representando 12 países.

Texto: UA

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®